domingo, 18 de julho de 2010

ONG LOCAL PARTICIPA DE PROJETO DE CONTROLE SOCIAL



Da esquerda para a direita: Toninho Landgraf, Jeferson, Renato Parize, Jorge Sanchez (presidente da Amarribo), Ailton Marangom, José Lauro, Markinho Magalhães, e Adilson Marangom.

Integrantes da ONG “Observatório Cidadania de Pirassununga” estiveram presentes na cidade de Analândia/SP, no último dia 30 de abril, para participarem da “Caravana Todos Contra a Corrupção”, idealizada pelo IFC (Instituto de Fiscalização e Controle), em parceria com a Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito).

Esse evento ocorre nas cidades com a finalidade de apoiar e fortalecer o trabalho de ONG’s associadas, com vistas ao controle social da Administração Pública, em especial no que tange à fiscalização da aplicação dos recursos públicos municipais. A Caravana conta com a participação de Auditores da Caixa Econômica Federal, da Controladoria Geral da União, do Tribunal de Contas, da União Nacional dos Auditores e de outros órgãos de fiscalização.

Na cidade de Analândia, os integrantes da Caravana estiveram juntos com a entidade Amigos Associados de Analândia (AMASA), durante todo o dia, reunidos com juízes e promotores, com vereadores e com o prefeito, para discutir sobre controle social, canais de participação popular e trato da coisa pública, visando estabelecer um padrão de atuação democrática e em sintonia com o ordenamento jurídico. À noite foi realizada Audiência Pública com a participação da população, discutindo questões locais e o estabelecimento de um plano de ações e metas.

A “Caravana Todos Contra a Corrupção” está inserida no projeto “Adote um Município”, que conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), do Instituto Ethos, da Transparência Brasil, dentre outros, e que tem por missão disseminar a sistemática de ação na qual a comunidade organizada atua, em parceria com auditores e entidades de controle social, no combate à corrupção nas cidades.

Desde a sua criação, em novembro de 2004, o Projeto “Adote um Município” já se associou a mais de 140 ONG’s, executando ações de combate à corrupção em municípios espalhados por todas as regiões do Brasil. Essa parceria já gerou inúmeros processos de apuração de responsabilidades por improbidade administrativa, culminando na cassação de muitos prefeitos municipais.

Dentre em breve a “Caravana Todos Contra a Corrupção” chegará à Terra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, ocasião em que será recepcionada pelo “Observatório Cidadania de Pirassununga”, a mais nova entidade associada ao Projeto “Adote um Município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário